Sunday, February 6, 2011

Instruções de Uso: Supercard Azul

Instruções do Cartucho Regravável no Nintendo DS:

Para usar o Supercard Azul com o Nintendo DS Lite você deve seguir os seguintes passos:

1.- Fazer o download do programa e descompactá-lo. Você deve baixá-lo aqui: http://scottn.us/gbaldr-szcard4.rar
2.- Copiar os jogos que queira na pasta "roms" (já patcheadas - ver abaixo) dentro da pasta Gbaldr.
3.- Copiar a pasta Gbaldr completa no microSD que vai no slot-1.
4.- Executar o programa do Gbaldr pelo Nintendo DS Lite, clique sobre "szcard-menu.gba" e depois em cada um dos jogos que quiser adicionar até preencher todo o cartucho Supercard Azul.
5.- Apertar START e depois o botão A para iniciar o cartucho no modo Gameboy Advance.

Para que funcione os jogos no Supercard Azul você tem que usar este programa:
http://www.cellularmobilephones.com/gba_net/Flash_Advance_Toolkit_v8.zip

Para usar esse programa, escolhe o endereço de origem da ROM e o endereço de destino da ROM transformada (ou patcheada). Escolha EEPROM patch e dê OK.

Instruções do Cartucho Regravável com GBA SP:

O programa necessário para enviar as ROMs ao cartucho se chama flashcart.zip e você faz o download dele aqui: http://sites.google.com/site/depositomineiro/
1) Conecte o cabo na porta paralela do PC e na entrada do cabo link do seu GBA (é a que fica do lado da entrada do carregador).
2) Abra o programa SPLink

3) Adicione os jogos desejados (clique em ADD GAME)

4) Clique em Burn

5) Ligue o GBA SP

6) Deixe apertado START+SELECT o tempo todo que mostra o logo do Game BoyOBS: Se alguma vez o processo de gravação falhar e corromper a memória, o logo da Nintendo embaixo do logo do Gameboy deixará de aparecer quando você ligar o seu GBA. Porém isso não faz diferença nenhuma. Execute o processo descrito acima e o programa irá gravar por cima da memória corrompida.
Não há como deletar ou adicionar jogos, ou seja, modificar o conteúdo da memória. Você escreve na memória sempre de uma só vez. Não há menus internos, o procedimento é simples.

Você pode colocar de 1 a 4 jogos, depende do tamanho do jogo. O tamanho da memória interna é de 16MB. Os jogos podem ter 4, 8, 16 e alguns poucos tem 32MB. Esses últimos não cabem, é claro.

Na caixa está escrito que o tamanho da memória é 128Mbits = 16MB. Pois 8Mbits é 1MB. O MB é o padrão usado na contagem da memória, e não o Mbit, isso confunde algumas pessoas.

NÂO aperte START+SELECT assim que o GBA ligar quando você não quiser gravar um jogo, pois isso poderá deletar a ROM do cartucho.

Para gravar usando o Nintendo DS Lite / DS Fat:
Baixe o programa gbaldr-szcard4 no seguinte site:
https://sites.google.com/site/depositodearquivos2/

Depois descompacte e copie a pasta gbaldr para o seu microSD.
Abra o programa gbaldr pelo Nintendo DS como se fosse um jogo, escolha o jogo a ser gravado e aperte A. Só se pode gravar 1 jogo por vez. O processo de gravação demora uns 3-5 minutos.


SAVE GAMES

Para fazer backup dos Save Games clique em SAVEMAN e depois clique com o botão direito nos GameSaves e escolha BACKUP TO.
Para restaurá-los faça o mesmo procedimento mas ao invés de BACKUP TO escolha RESTORE TO.
Se você colocar mais de um jogo no cartão, há uma coisa importante a saber sobre os save games. O GBA funciona com um padrão de 3 save games para cada jogo.
Suponhamos que você tem no cartucho Super Mario World e Donkey Kong Country, os 2 jogos vão apresentar 3 slots cada onde você pode salvar seus jogos.
Se você escolher o slot 1 para o Super Mario World você deve usar o slot 2 ou 3 para o Donkey Kong Country, caso contrário ele gravará ENCIMA do save game do Mario.
Ou seja, todos os jogos do cartão compartilham os slots para salvar os jogos.
O que eu não sei ainda é aonde jogos como Mario Kart e Sonic salvam, já que eles salvam automaticamente em vez de perguntar o slot.


JOGOS DE GAMEBOY COLOR:

As ROMs de GameBoy Color funcionam através do GoombaColor. Você faz o download dele aqui: http://sites.google.com/site/depositomineiro/
As ROMs de GBC devem ser convertidas para o formato .gba através do GoombaColor. Depois disso é só enviar ao GameBoy pelo SPLink como se fosse uma ROM de GBA normal. Veja o vídeo tutorial que explica como aqui:http://www.youtube.com/watch?v=Ekw8WSbLE88
A última parte do vídeo se refere ao Supercard, no seu caso você deve usar o SPLink.

JOGOS DE NINTENDO 8 bits:

Para jogar o Nintendinho você precisa fazer o download do PocketNES.

O site desse emulador fica aqui:
www.pocketnes.org

Você faz o download dele nesse link:
http://www.pocketnes.org/tools/PocketNES998.zip

Você também precisa desse outro programa:
http://www.pocketnes.org/tools/pnesmmw12a.zip

Para usar, você descompacta os 2 programas no mesmo diretório. Aí você coloca as ROMs de Nintentinho nesse mesmo diretório e roda o programa chamado pnesmmw.exe

Aí você clica em Make ROM. Ele vai criar o arquivo PocketNESMenu.gba
É esse arquivo que você vai enviar para o SPLink. Para acessar o menu do emulador no GBA aperte L+R ao mesmo tempo.
Para salvar clique em SAVE STATE. Você pode salvar a qualquer momento. Para carregar o jogo salvo clique em LOAD STATE.

COMO PATCHEAR ROM:

Algumas poucas ROMs precisam ser patcheadas para funcionarem corretamente, como as do Pokemon, já que o cartucho regravável não possui RTC (real-time clock). Eu fiz o processo para a ROM Pokemon Sapphire e outros, que você pode fazer o download aqui:

http://sites.google.com/site/depositomineiro/

Para patchear uma ROM use o programa GBA Tools, que você também encontra no site acima, e um patch que você encontra aqui: http://bubbz.pocketheaven.com/?system=gba§ion=patch
Escolha a ROM que você quer patchear em "File Name" e vá para a orelha IPS Patcher. Para IPS file escolha o arquivo que você fez o download do site. Para Output File o nome da ROM resultante do processo, ou seja, a ROM patcheada que vc vai enviar para o cartucho regravável. Às vezes é necessário tentar uma combinação de patches. Para patchear 2 vezes abra a ROM já patcheada e use outro patch. O patch da orelha SRAM patcher do programa GBA Tools (nesse caso vc não precisa fazer nenhum download adicional) costuma resolver a maior parte dos problemas de ROMs que não salvam corretamente.
Às vezes quando se patcheia uma ROM para mudar o jeito que ela salva o jogo diz que o savegame está corrompido (corrupted), simplesmente ignore isso, pois o jogo salvará normalmente.

No comments:

Post a Comment